AGITA CT
O que é?
Projeto Institucional realizado entre 2016 e 2019 pela Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) em parceria com o Centro de Tecnologia (CT) e diversos segmentos da UFRJ, visando promover a saúde dentro da Universidade com estímulo à prática de atividade física e realização de oficinas e orientação em saúde para servidores, alunos, terceirizados e visitantes da UFRJ. O INJC, por meio do LANUTRI, é parceiro desde o início das atividades do projeto.
Como participar?
Atividades abertas para toda comunidade universitária.
Local
Rol principal (térreo) do CT, bloco A.
Histórico das atividades desenvolvidas desde 2016
Objetivos: discutir os principais aspectos relacionados à alimentação adequada e saudável, incentivando a adoção de uma alimentação equilibrada e variada com a inclusão de todos os grupos alimentares e o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras.
Objetivos: orientar e estimular a leitura atenta dos rótulos de alimentos, ressaltando as informações mais importantes para os consumidores.
Objetivos: demonstrar a quantidade de sal (sódio) presente em diversos alimentos em comparação com o valor diário recomendado, apresentar as principais diferenças entre os tipos de sal e alertar sobre o teor elevado de sódio em produtos processados e ultraprocessados, bem como dos riscos do consumo excessivo de sódio.
Objetivos: abordar as diferenças entre os tipos de açúcar (refinado, cristal, demerara, mascavo e light), além de alimentos como mel e melado, e outros adoçantes naturais ou artificiais, destacando-se as propriedades nutricionais e efeitos dos mesmos no organismo.
Objetivos: discutir sobre os diferentes tipos de gorduras presentes nos alimentos, ressaltando os benefícios e riscos do consumo excessivo para a saúde.
Objetivos: explicar as principais diferenças entre os grupos de alimentos (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados), enfatizando a associação do consumo de alimentos processados e ultraprocessados com o risco de doenças crônicas não transmissíveis (especialmente cardiovasculares), além de apresentar alguns alimentos considerados cardioprotetores.
Objetivos: alertar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção do câncer (praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas), destacando-se as características de uma alimentação saudável favorável à prevenção da doença.
Objetivos: alertar sobre os alimentos associados ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), bem como os alimentos considerados protetores.
Objetivos: desconstruir a relação entre saúde/peso adequado e dietas restritivas, destacar os riscos à saúde de dietas da moda e estimular práticas alimentares adequadas e saudáveis.
Objetivos: alertar em relação ao uso de agrotóxicos, destacando suas vias de contaminação e os impactos sobre a saúde, e fornecer orientações para redução do consumo de resíduos de agrotóxicos.
Objetivos: estimular os participantes a refletirem sobre o conceito de saúde, a sua condição atual de saúde e os aspectos modificáveis relacionados a melhora da saúde.
Objetivos: estimular a discussão e reflexão para adoção de hábitos alimentares saudáveis e demonstrar diferentes tipos de temperos naturais (ervas frescas, secas e especiarias) com foco na prevenção cardiovascular.
Objetivos: desmistificar questões associadas ao câncer de mama e conscientizar o público sobre a prevenção do câncer por meio de mudanças no estilo de vida (alimentação saudável, prática regular de atividade física e manutenção do peso corporal adequado).
Objetivos: sensibilizar o público sobre aspectos relacionados ao Diabetes (prevalência, fatores de prevenção e complicações de saúde relacionadas à doença), além de apresentar informações relacionadas ao índice glicêmico dos alimentos e a carga glicêmica da refeição e discutir sobre a importância da leitura dos rótulos dos alimentos industrializados com foco nos “açúcares ocultos”.
Objetivos: estimular o consumo de alimentos saudáveis durante o carnaval, bem como sensibilizar sobre a importância de estar atento às condições higiênico-sanitárias ao selecionar locais para realizar as refeições ou adquirir alimentos.
Objetivos: conscientizar sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, destacando-se a relação entre excesso de peso e o aumento do risco para o desenvolvimento da doença.
Objetivos: estimular a reflexão sobre os diversos aspectos que permeiam o comportamento alimentar, orientar sobre a atenção plena durante a alimentação e destacar aspectos emocionais e sociais da alimentação, valorizando a adoção de uma alimentação adequada e saudável.
Objetivos: demonstrar os alimentos de risco e de proteção para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e estimular o consumo de alimentos cardioprotetores e a prática de habilidades culinárias, por meio da demonstração de receitas envolvendo alguns desses alimentos.
Objetivos: fornecer informações sobre doenças transmitidas por alimentos (definição, sintomas e estratégias de prevenção), destacar os principais alimentos e preparações de alto risco para contaminação e associar medidas preventivas, orientar em relação à higienização das mãos, organização do refrigerador e lavagem e desinfecção dos alimentos.
Objetivos: conscientizar os participantes de que o excesso de peso e a alimentação inadequada são importantes fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, destacar as principais fontes de sódio na alimentação e propor alternativas de temperos naturais para o preparo dos alimentos.
Objetivos: realizar avaliação antropométrica dos participantes e abordar recomendações nutricionais para redução do risco cardiovascular com foco na prevenção e tratamento de dislipidemias.
Objetivos: sensibilizar os participantes sobre o impacto das práticas alimentares no meio ambiente e propor sugestões para um consumo mais consciente e sustentável.