O que é?

O Projeto Saúde na Medida Certa UFRJ, iniciado em 2014, tem o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção para promover hábitos alimentares saudáveis e combater o sedentarismo entre os servidores da UFRJ (técnicos administrativos e docentes). Esse Projeto Institucional foi aprovado como Projeto de Pesquisa em 2018.

O Projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUTRI) do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Projeto conta com o apoio do Espaço Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ), do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e do Sistema Integrado de Alimentação (SIA) da UFRJ. A partir de 2020 foi estabelecida parceria com a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ.

O Projeto oferece em média 30 vagas anualmente e tem duração de 4 meses de acompanhamento. Os participantes são submetidos à avaliação antropométrica, composição corporal e consumo alimentar, além de realizar exames laboratoriais. O acompanhamento nutricional é realizado por meio de consultas individuais e atividades coletivas, como oficina culinária e roda de conversa. A prática de exercícios físicos é estimulada no mínimo 2 vezes por semana, de acordo com a necessidade individual de cada participante e sob orientação dos educadores físicos. Ao final do projeto, os participantes são avaliados quanto à perda de peso, redução de gordura corporal, mudanças nos exames laboratoriais e nos hábitos alimentares.

Como participar?

As inscrições para o Projeto são realizadas anualmente no início do primeiro semestre (geralmente no mês de março). Durante o período de inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher formulário online. Após o período de inscrição será realizado sorteio entre os inscritos para o preenchimento das vagas.

São aceitas apenas inscrições de Servidores Ativos da UFRJ (técnicos-administrativos e docentes). Alguns critérios devem ser observados antes da inscrição: ter disponibilidade de tempo para participar das atividades propostas durante o projeto e comprovar aptidão para praticar atividade física (apresentação de atestado médico). Não será permitida a inscrição de participantes de edições anteriores.

Inscrições para participar da Edição 2020

Clique aqui para realizar inscrição na edição 2020

Comunicamos que as Inscrições foram encerradas no dia 29 de março de 2020. O planejamento de execução da Edição 2020 do Projeto será revisto, considerando as diretrizes da UFRJ e do Ministério da Saúde em relação à prevenção ao Coronavírus. Assim que as atividades se normalizarem entraremos em contato com os inscritos para fornecer informações atualizadas.