Descrição do Serviço

Como parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão do INJC, o LANUTRI disponibiliza o serviço de realização de exame do Metabolismo Energético (Calorimetria Indireta em repouso e em exercício) por meio do equipamento CareFusion® VMAX 29.

Condições para Prestação do Serviço

Será cobrado custo unitário para realização do exame em decorrência do custo elevado para manutenção e utilização do equipamento para realização do exame do Metabolismo Energético. Entre em contato via e-mail (lanutri@nutricao.ufrj.br) para saber o valor atualizado do exame.

O custo total financeiro para a realização dos exames solicitados será convertido em contrapartida para o LANUTRI nos parâmetros abaixo:

  • compra de materiais de consumo;
  • compra de materiais permanentes;
  • aquisição de peças de reposição dos equipamentos;
  • prestação de serviços de terceiros.

Observações importantes:

  1. Antes do início da realização dos exames, os usuários deverão realizar contrapartida inicial de 25% sobre o valor total da estimativa do número de exames a serem realizados.
  2. O valor total restante da contrapartida deverá ser quitado junto ao LANUTRI até 60 dias após a finalização da realização dos exames solicitados;
  3. A Equipe do LANUTRI enviará extratos mensais das contrapartidas para o coordenador do projeto/pesquisa, detalhando os exames realizados e os respectivos valores financeiros.
  4.  O custo com a mão-de-obra para realização dos exames não será embutido no custo unitário do exame a ser realizado quando o Coordenador do projeto/pesquisa for um Docente ou um Técnico-Administrativo do INJC.

Como solicitar?

Recomendamos a leitura atenta do tópico sobre a realização do exame do Metabolismo Energético (Calorimetria Indireta) no Regulamento do LANUTRI (Capítulo VII), antes de realizar a solicitação do exame.

A prestação dos serviços de realização de exames de calorimetria indireta se dará nos termos seguintes:

  1.  O professor responsável pelo projeto/pesquisa deve formalizar a solicitação via e-mail (lanutri@nutricao.ufrj.br) com, no mínimo, 30 dias de antecedência por meio de formulário específico (disponível no botão abaixo) para verificar a disponibilidade de agenda no LANUTRI para realização dos exames solicitados.
  2. Após a confirmação de agenda no Laboratório, a prestação dos serviços de realização dos exames de calorimetria indireta será realizada por um dos técnicos do Laboratório, sendo observado que o pesquisador solicitante é o responsável pelos agendamentos dos exames junto aos participantes do projeto/pesquisa e acompanhamento da realização de todos os exames solicitados, obedecendo aos dias e horários previamente disponibilizados pelo Laboratório.
Formulário para solicitação de exame do metabolismo energético (calorimetria indireta)