Importância da Higienização de Alimentos e Superfícies

A higienização adequada tanto de alimentos quanto de superfícies é fundamental para garantir a nossa segurança, e nesse período de pandemia da COVID-19 esses cuidados precisam ser redobrados, a fim de evitar a contaminação pelo vírus.

Estudos apontam que o novo coronavírus (SARS-Cov-2) pode persistir nas superfícies por poucas horas ou vários dias dependo das condições de temperatura, do tipo de superfície e umidade do ambiente. Em condições ideais o vírus tem a capacidade de sobreviver até 3 dias em superfícies como aço inoxidável e plástico e até 24 horas em papelão. Contudo, o vírus pode ser eliminado, diminuindo sua propagação, por meio de procedimento de higienização de produtos, utensílios, superfícies, alimentos e, especialmente, das mãos, entre outros.

pesar da falta de evidências quanto à transmissão do novo coronavírus por meio de alimentos, a prática da higienização adequada dos alimentos é fundamental para eliminar ou reduzir riscos de possíveis contaminações pelo vírus, além de manter a qualidade microbiológica do alimento. Devemos ficar atentos às etapas de compra, transporte, armazenamento e consumo dos gêneros alimentícios. Cuidados devem ser redobrados com a higienização de superfícies, embalagens de alimentos e do próprio alimento antes de proceder o seu armazenamento em despensas, armários e geladeira. Por essa razão, é necessário estabelecer uma rotina de higienização ao chegar das compras e/ou receber os gêneros em casa.

Produtos que podem ser utilizados no processo de higienização de objetos, embalagens e superfícies:

• Lavagem com água e sabão/detergente seguida de álcool 70%.

• Lavagem com água e sabão/detergente seguida de solução clorada a 0,5% (1 medida de água sanitária concentração 2-2,5% de cloro ativo + 3 medidas de água potável). É importante utilizar a solução preparada imediatamente, pois a mesma pode ser desativada pela luz.

IMPORTANTE

  • Hipoclorito de sódio na concentração de 0.5% é um produto corrosivo, podendo causar lesões severas dérmicas e oculares. Portanto, devem ser tomadas as precauções necessárias de proteção individual durante os procedimentos de desinfecção.
  • É necessário aguardar o tempo de ação da solução sobre a superfície. Em geral, são necessários de 5 a 10 minutos para a inativação de microrganismos.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma Nota Técnica (26/2020) citando outras opções de saneantes para desinfecção de objetos e superfícies em substituição ao álcool 70%, a saber: hipoclorito de sódio a 0,5%, alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%, iodopovidona (1%), peróxido de hidrogênio 0,5%, ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%, compostos fenólicos e desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.

Colocando em Prática…

Toda superfície de contato com os alimentos e/ou suas embalagens devem ser higienizadas antes e após finalizar a higienização das embalagens e dos alimentos.

Embalagens de alimentos resistentes à água (vidros, latas e plásticos rígidos) devem ser lavadas com água e sabão e depois secas com pano limpo ou papel descartável. Em seguida borrife álcool 70% ou solução clorada ou preparada com água sanitária e espere secar antes de armazenar.

Embalagens NÃO resistentes à água (embalagens flexíveis) devem ser borrifadas com solução clorada ou preparada com água sanitária e depois secas com pano limpo ou papel descartável. O álcool 70% também pode ser utilizado.

O processo de higienização de frutas, legumes e verduras deve ser realizado em etapas. Inicialmente, é necessário selecionar os alimentos, isto é, retirar e descartar folhas, partes e unidades dos vegetais que estejam estragadas/danificadas. Em seguida, realizar o processo de higienização que consiste em três etapas: lavagem, sanitização e enxágue.

1 – A lavagem deve ser feita com água corrente. No caso de folhas, lave-as individualmente.

2 – Após a lavagem é hora da sanitização: coloque os alimentos na solução de água com hipoclorito de sódio (observar a diluição indicada para o produto) por 10 a 15 minutos.

3 – Depois da fase de sanitização é necessário realizar o enxague em água corrente para remover os resíduos químicos do sanitizante.

As verduras (vegetais folhosos) devem ser secas antes do armazenamento (seja naturalmente ou centrifugando). Em seguida, para melhor conservação, armazene em recipiente tampado, intercalando algumas camadas de vegetais com papel-toalha e guarde na geladeira. Frutas e legumes devem ser secos naturalmente ou com auxílio de pano limpo ou papel descartável antes do armazenamento.

ATENÇÃO!

Existem diversas opções de produtos específicos para higienização de alimentos no mercado. Água sanitária também pode ser utilizada para higienizar alimentos, desde que no rótulo do produto esteja sinalizado que ele pode ser utilizado para desinfetar alimentos e que o mesmo possua o registro do Ministério da Saúde. A dosagem recomendada é de 20 ml (2 colheres de sopa) para cada litro de água, no caso de produto com 1% de cloro ativo em sua composição, e 10 ml (1 colher de sopa) para cada litro no caso de produto com 2% ou 2,5% de cloro ativo.

Importante salientar que o processo de higienização frequente e adequado das mãos é fundamental para promover a redução da propagação do novo coronavírus. Certifique-se de lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes de se alimentar ou manusear os alimentos. 

Texto elaborado por Larissa Paz (Aluna do curso de graduação em Nutrição da UFRJ e Bolsista de Iniciação Científica do LANUTRI) e revisado pelas Nutricionistas do LANUTRI.

Referências

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Guia para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19. 2020.

Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANVISA). Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies, durante a pandemia da COVID-19. NOTA TÉCNICA Nº 26/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA.

Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANVISA). Guia de boas práticas para bancos de alimentos. ALIMENTOS – GUIA nº 26, versão 1, de 21 de junho de 2019.

Van Doremalen N, Bushmaker T, Morris DH, Holbrook MG, Gamble A, Williamson BN, et al. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. N Engl J Med. 2020 17. Doi 10.1056/NEJMc2004973.

World Health Organization & United Nations Children’s Fund (‎‎UNICEF)‎‎. (‎2020)‎. Water, sanitation, hygiene, and waste management for the COVID-19 virus: interim guidance, 23 April 2020.